terça-feira, 7 de setembro de 2010

Oh gosh


Esta manhã tive reunião do concelho de turma. Admito que fiquei um bocado assustada (mais do que já estava) com a turma que me foi atribuída.
Eu já andava um bocado reticente porque o nosso orientador disse que as turmas dos cursos profissionais eram muito más a nível de comportamento. E também nos disse que as turmas eram pequenas porque uns desistiram e a maioria tinha sido expulso da escola!!!
Esta manhã fiquei a saber que a turma era constituída por 25 alunos, dos quais dela 22 são do sexo feminino. Dos três rapazitos o orientador apontou para a fotografia e disse-me assim “este gajo não bate bem dos cornos”. Eu fiquei a olhar para ele e ele tornou a dizer “Mas é que não bate mesmo bem”. Passado mais um bocado aponta para outro rapaz e diz “Pensei que este ia desistir, já não pode dar mais faltas, tem módulos da nossa disciplina em atraso e lembra-se assim no nada que não faz a aula, mesmo que seja a avaliação”.
A reunião estava a correr normalmente quando a professora diz que as idades compreendidas são entre os 17 e os 20 anos. Fiquei com cara de parva… 20 anos?? Só sou mais velha que eles 3 anos… Mas com mais cara de parva fiquei com a directora disse que as meninas pegavam-se no meio da aula e era cabelos para ali, cabelos para acolá.
E tirando isto tudo ainda tenho uma aluna grávida!!
Leccionar esta turma vai ser um enorme desafio, não haja dúvida. Depois deste ano lectivo acho que vou ficar vacinada contra o mau comportamento. :)

12 comentários:

  1. És professora de quê? Já agora, se não os podes vencer à partida, junta-te a eles e tenta conquistá-los!

    ResponderEliminar
  2. Só agora reparei que já havia uma sondagem, desculpa :)

    ResponderEliminar
  3. Mary Jane tens toda a razão... Se não podes com eles, junta-te a eles... Vai tudo correr pelo melhor. Optimismo é que é preciso!! :)
    Deste-me uma ideia para um post!!:D

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela opinião :D

    Boa sorte para este ano lectivo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai querida, boa sorte! Vais precisar. Na secundária em que eu andava, eram sempre complicadas, essas turmas! Mas tu consegues, vais ver :)

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte, espero que tudo corra pelo melhor :)

    ResponderEliminar
  7. Meus Deus ! Ainda este ano tive oportunidade duma disciplina estudar o insucesso dos alunos. E o ponto um já foi cumprido =$ Quando te dão a descrição de cada um.
    Estagiei numa turma de um curso profissional não no papel de professora mas sim de assistente social, e até tinha alguns deles mais velhos que eu.
    Não é fácil mas digo-te que em um ano aprendi muito ! É muito gratificante .

    ResponderEliminar
  8. MissGummyBear e Silvia um muito obrigada pelo vosso apoio.. Vai tudo correr bem... :) Vai ser um desafio enorme, mas a vida tem mesmo que ter estes desafios para os conseguirmos ultrapassar e nos sentirmos realizadas por termos alcançados mais um obstáculo.

    Anna normalmente eles são sempre mais velhos, até porque eles tem apoio financeiro... O problema é que a maior parte deles, não querem saber daquilo para nada, desenvolvendo assim o insucesso escolar. Estes alunos têm que ser diariamente motivados para que se consiga o sucesso e o empenhamento deles!
    E é isso que vou fazer... Vai ser duro, vai mas considero que também seja muito gratificante para mim ter uma experiência dessas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. *S*, vai correr tudo bem, mas tens que esquecer que só há uma diferença de 3/4 anos, entre ti e os alunos. Tu és a professora; eles são alunos!
    Vou acompanhar a tua saga :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Manuela tens toda a razão querida. Apesar da pouca diferença de idades, eu tenho que me impor naquela tropa toda. Mesmo que fosse da idade deles. Eles são alunos e eu sou a professora e têm que respeitar isso. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar